Recentemente, voluntárias da Horta FSP realizaram uma manutenção nos minhocários.
Fonte do post: http://www.maiscommenos.net/blog/2010/09/o-que-pode-e-o-que-nao-pode-colocar-no-minhocario/ (Acesso em 04 de maio de 2018 às 16h55)
A proliferação das minhocas mostrou que era necessário, com o acréscimo de terra e mais matéria orgânica, expandir mais um andar em um de nossos minhocários - temos três: dois de 3 andares e um de 2 andares.
Você sabe como funciona um minhocário?
Fonte: http://www.maiscommenos.net/blog/2009/04/como-fazer-um-minhocario-domestico/ (Acessado em 9 de abril de 2018 às 15h14) |
Minhocários podem ser construídos com caixas, obrigatoriamente opacas, devido à alta vulnerabilidade das minhocas quando expostas à luz. O minhocário construído pode ter dois ou três andares - neste post abordaremos o modelo mais tradicional, de três andares.
Fonte da imagem: https://permaculturaeoutrasverduras.wordpress.com/2015/09/25/como-fiz-um-minhocario/ (Acesso em 4 de maio de 2018 às 17h17) |
A primeira caixa do minhocário (de cima para baixo) deve ter sua base com furos, assim como a segunda. O depósito de uma porção de terra, juntamente com matéria orgânica doméstica e matéria seca (folhas, palha) na primeira caixa e, na segunda, o depósito de substrato de minhocas, fazem com que as minhocas migrem da segunda caixa para a primeira, através dos furos da base, em busca de matéria orgânica.
Húmus, um tipo muito valioso de adubo, e chorume (biofertilizante) são formados no processo de decomposição da matéria orgânica pela minhoca. Os furos da base da segunda caixa permitem o vazamento de chorume e preenchimento da terceira caixa com esse líquido - para facilitar a coleta do chorume muitos instalam uma torneira na última caixa, inclusive.
Nossos minhocários |
Em um minhocário não se deve colocar: frutas cítricas como limão, laranja, tangerina e abacaxi, além de cascas e restos de cebola e alho (esses resíduos modificam o PH do minhocário e prejudicam tanto as minhocas quanto a qualidade do composto); carnes, gorduras e laticínios também não devem ser colocados para compostagem (além de apresentarem uma decomposição extremamente lenta, a possibilidade de atrair animais indesejáveis é muito grande).
O tamanho do seu minhocário começa na sua cozinha, uma vez que quanto maior a qualidade da sua alimentação (alto consumo de frutas, legumes e verduras) mais nutritiva é a matéria colocada para as minhocas e maior a proliferação delas. Talvez, até, elas fiquem felizes.
Taí: a relação entre alimentar-se com saúde e minhocas.
A Horta FSP já realizou muitas oficinas de montagem de minhocários e disponibiliza tempo para retirada de dúvidas e os minhocários da faculdade para visita de interessados, basta entrar em contato.
Fonte do post: http://www.maiscommenos.net/blog/2010/09/o-que-pode-e-o-que-nao-pode-colocar-no-minhocario/ (Acesso em 04 de maio de 2018 às 16h55)
Comentários
Postar um comentário