Pular para o conteúdo principal

Atividades realizadas

Olá pessoal !

Aqui iremos compartilhar um pouco do que vem sendo o  nosso trabalho. Como vocês devem imaginar em uma horta "já feito" nunca é "já terminado", então sintam-se a vontade de participar das atividades de manutenção e ampliação de cada pedacinho desse conjunto que forma a horta na FSP.

Vamos às apresentações:

- Minhocário:

O Vinicius (foto abaixo) ofereceu uma aula teórica  seguido de oficina prática para construção de minhocário. A produção de churume já está em pleno Vapor!




- Composteira :

Sim, a FSP já possuía uma enorme composteira organizada e  mantida pelo pessoal do USP-recicla! Nos só viemos agregar, afinal uma horta vai precisar de bastante composto. Alías, as composteiras são as atividades que mais necessitam de volutários temos potencial para ampliar muito mais. Interessou? Escreva para gente!



- Sementeiras e vasos com mudas:
Começamos o nosso "banco de sementes" para depois podemos trocar um pedaço da nossa experiencia com outros grupos.

- Oficinas e rodas de conversa: 
São realizadas oficinas e rodas de conversa a fim de realizar trocas de experiências voltadas para a educação ambiental, relacionando-a com educação alimentar e nutricional e valores sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Horta beneficiando e sendo beneficiada pela comunidade

Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde é uma boa forma de definir o objetivo da Horta. E nada mais ilustrativo do que a doação que recebemos e a que fizemos:



Rodas de chá na Horta

A Horta convida a todos para participar desses "cházinhos", em parceria com o Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CRNutri). Esses encontros propiciarão a degustação de chás aromáticos e terapêuticos, o compartilhamento de informações sobre plantas medicinais e um período de vivência na Horta FSP. Interessados?




Controle Biológico de Pragas: PULGÕES

Em uma horta, manter a harmonia  natural do sistema é a melhor forma de fazer o controle biológico de pragas. Existem espécies de plantas que ajudam a manter esse equilíbrio e controle natural.
Uma das pragas mais comuns nas hortas são os pulgões, pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas e são capazes de se multiplicar com  rapidez.
Espécies como cravo de defunto, arruda, manjericão, lavanda, hortelã, entre outras com aromas fortes, ajudam a espantar os pulgões, que as detestam. Já a capuchinha atrai os pulgões para si, servindo como uma espécie de armadilha na sua horta. Essas plantas são ótimas companheiras na sua horta, contribuindo na manutenção do equilíbrio e no controle natural de infestações. Outra ótima companheira para sua horta é a joaninha, Ao contrário dos pulgões e outros insetos que se alimentam das plantas e podem ser prejudiciais para sua horta, a joaninha é uma ótima companheira para suas plantinhas. Joaninhas são…