Pular para o conteúdo principal

Como foi o último mutirão do semestre

Hoje ocorreu o último mutirão do semestre. A horta estava em concordância com o inverno que se inicia: seca pela escassez de chuvas.
Retiramos o mato inominável dos canteiros, lamentamos a partida de algumas plantas (poejo, cavalinha, hortelã), abastecemos as demais com regas generosas, plantamos manjericão e colhemos cúrcuma¹. Muita cúrcuma. 
Um mutirão é uma oportunidade de desenvolver interações sociais através de ações educativas e participativas promotoras da saúde das coletividades e que envolvem sustentabilidade ambiental e alimentação. 
Parece acadêmico demais, não? Garantimos, no entanto, que é bem prático e ideal para "pôr a mão na terra".






Para os que se interessaram pelos próximos mutirões (que acontecem de dois em dois meses):
A horta localiza-se nas proximidades do Restaurante Universitário e da Creche, contando com três minhocários, algumas jardineiras e quatro canteiros agroecológicos enriquecidos pela diversidade dos cultivares: hortaliças, flores, ervas medicinais e aromáticas.
As atividades são contínuas, gratuitas e qualquer interessado pode participar. Os participantes colocam em prática temas sobre agroecologia, agricultura urbana, segurança alimentar e nutricional, promoção da saúde, entre outros. Todos se beneficiam com o trabalho e com as novas amizades criadas por intermédio do cuidado da horta.
Todas as pessoas da Comunidade FSP: professores, funcionários e estudantes -  especialmente os ingressantes deste ano – são convidados a participar no Projeto Horta FSP e no cuidado com a horta!

1 Mais informções sobre a cúrcuma neste post mais antigo: http://hortafspusp.blogspot.com/2018/01/no-comeco-do-ano-vemos-flores-de-curcuma.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela