Pular para o conteúdo principal

Bactérias antidepressivas no solo: mexer na terra traz paz

"Poder terapêutico da terra"; "benefícios da conexão com a natureza"; "leveza do ar limpo e verde" - são todos emblemas que revitalizam certo estado de paz após o contato com a natureza e cuidado com a terra.
Associações como essa têm como consequência o positivo crescimentos de propostas como o cultivo de hortas em hospitais, unidades psiquiátricas, lares para idosos, espaços comuns.
Em contrapartida, o estilo de vida tipicamente urbano dá-se como estressante devido a fatores distintos: trânsito, longa jornada de trabalho, superpopulação, poluição sonora e de luzes, ambientes mais fechados. 
Cientificamente propõem-se ativos seres vivos causadores da agradável sensação após o contato com a terra: chamam-se Mycobacterium vaccae .

Foto retirada de: http://www.residenciaprimaveras.com.br/fotos/horta-terapeutica

Mycobacterium vaccae são bactérias específicas do solo que estudos apontam poder aliviar sintomas comportamentais do estresse e até mesmo depressão. 
Evidencia-se que M. vaccae, quando injetadas em ratos, ativam um conjunto de neurônios liberadores de serotonina (substância relacionada à sensação de felicidade) no cérebro - os mesmos neurônios visados ​​pelo Prozac, medicamento antidepressivo conhecido.  
Dadas a suposições de que depressão pode ser, em parte, uma desordem inflamatória, M. vaccae combatem a essa disfunção desencadeando a produção de células imunes que restringem a reação inflamatória típica de alergias no Sistema Nervoso Central.
Através de atos como cuidar de uma horta, comer vegetais ou simplesmente inalar o ar de um espaço verde - estar propício à atividade de M. vaccae - biologicamente nosso corpo pode encaminhar-se para o conforto.

Foto retirada de: http://www.jardimdomundo.com/sujar-se-de-terra-o-mais-moderno-antidepressivo/

Estudo principal de referência:
LOWRY, C.a. et al. Identification of an immune-responsive mesolimbocortical serotonergic system: Potential role in regulation of emotional behavior. Neuroscience, [s.l.], v. 146, n. 2, p.756-772, maio 2007. Elsevier BV. 

Textos norteadores:
http://discovermagazine.com/2007/jul/raw-data-is-dirt-the-new-prozac
https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/antidepressant-microbes-soil.htm
https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/story/2007/04/070402_imunidadeserotoninag.shtml


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.