Dá para perceber se está na época de goiaba pelas ruas da cidade.
Na dúvida se tem ou não bicho (quem nunca ouviu: "Pior do que achar um bicho na goiaba, é achar só a metade dele"?!), descarte todo o miolo e use só a parte densa da goiaba, que conserva todo o sabor e ainda poupa seu trabalho de coar a bebida, se você optar por fazer um suco.
A goiabeira é uma árvore frutífera pertencente à família Myrtácea , de ocorrência espontânea em grande parte do Brasil; seus frutos têm propriedades antioxidantes, antiplaquetárias, anti-inflamatórias, hipertensivas e hipoglicemiantes .
Essas propriedades têm sido atribuídas à presença de fibras alimentares, minerais e fitoquímicos com ação antioxidante, dentre os quais se destacam os compostos fenólicos, vitamina C e betacaroteno. A ação antioxidante dá-se pelo sequestro de espécies reativas de oxigênio e íons metálicos, diminuindo a propensão ao câncer e as recorrências do envelhecimento.
FREIRE, Juliana Mesquita et al. Avaliação de compostos funcionais e atividade antioxidante em farinhas de polpa de goiabas. Revista Brasileira de Fruticultura, [s.l.], v. 34, n. 3, p.847-852, set. 2012. FapUNIFESP (SciELO).
Comentários
Postar um comentário