No Brasil, o pimentão é uma das espécies do grupo das hortaliças mais difundidas e populares na culinária, devido ao seu sabor característico, textura firme e coloração bastante intensa e brilhante, características muito interessantes na elaboração de diversos pratos. O pimentão é considerado uma das dez espécies de maior importância econômica no mercado brasileiro de hortaliças.
Os frutos do pimentão apresentam diferentes formas e tamanhos, além de inúmeras cores, do amarelo ao vermelho, do roxo intenso ao verde escuro ou preto, dependendo do genótipo ou do período sazonal. Os pimentões são conhecidos como fontes de vitamina C e E, além de vitamina A, carotenóides e polifenóis. Suas propriedades antioxidantes são consideráveis. (1)
Alega-se que os pimentões estão entre as culturas mais perigosas no que se refere ao uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil, como apontaram os resultados do último programa de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, da Anvisa, em 2008, em que cerca de 65% das 101 amostras de pimentão de mercado analisadas apresentavam irregularidades quanto ao limite máximo permitido de determinados produtos e ainda uso de substâncias não permitidas para a cultura. (2)
(1) Matsufuji, H.; Ishikawa, K.; Nunomura, O.; Chino, M.; Takeda, M. Anti-oxidant content of diferente coloured sweet peppers, white, green, yellow, orange and red ( L.). Capsicum annuum, International Journal of Food Science & Technology Oxford, v. 42, n. 12, p. 1482-1488, 2007.
(2) Saiba mais em: https://come-se.blogspot.com.br/2010/03/pimentoes-organicos-coloridos-minis-e.html
(2) Saiba mais em: https://come-se.blogspot.com.br/2010/03/pimentoes-organicos-coloridos-minis-e.html
Comentários
Postar um comentário