Pular para o conteúdo principal

Pimentão: a última colheita

No Brasil, o pimentão é uma das espécies do grupo das hortaliças mais difundidas e populares na culinária, devido ao seu sabor característico, textura firme e coloração bastante intensa e brilhante, características muito interessantes na elaboração de diversos pratos. O pimentão é considerado uma das dez espécies de maior importância econômica no mercado brasileiro de hortaliças.




Os frutos do pimentão apresentam diferentes formas e tamanhos, além de inúmeras cores, do amarelo ao vermelho, do roxo intenso ao verde escuro ou preto, dependendo do genótipo ou do período sazonal. Os pimentões são conhecidos como fontes de vitamina C e E, além de vitamina A, carotenóides e polifenóis. Suas propriedades antioxidantes são consideráveis. (1)

Alega-se que os pimentões estão entre as culturas mais perigosas no que se refere ao uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil, como apontaram os resultados do último programa de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, da Anvisa, em 2008, em que cerca de 65% das 101 amostras de pimentão de mercado analisadas apresentavam irregularidades quanto ao limite máximo permitido de determinados produtos e ainda uso de substâncias não permitidas para a cultura. (2)


Estão convencidos de que vale a pena plantar os próprios pimentões?

(1) Matsufuji, H.; Ishikawa, K.; Nunomura, O.; Chino, M.; Takeda, M. Anti-oxidant content of diferente coloured sweet peppers, white, green, yellow, orange and red ( L.). Capsicum annuumInternational Journal of Food Science & Technology Oxford, v. 42, n. 12, p. 1482-1488, 2007.

(2) Saiba mais em: https://come-se.blogspot.com.br/2010/03/pimentoes-organicos-coloridos-minis-e.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.