sexta-feira, 7 de abril de 2017

Dia Mundial da Saúde

Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo saúde significa “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afeções e enfermidades”, portanto, interpretamos a saúde em um sentido amplo que compreende o bem-estar físico e psicológico. No Dia Mundial da Saúde do ano de 2017, lembrado no dia 7 de Abril a OMS deu início a uma campanha sobre depressão, com o lema “Let’s Talk”, uma iniciativa que promove que falemos abertamente sobre o tema e que pessoas do mundo todo que possuem depressão, busquem e obtenham ajuda. Uma estratégia para lidar com a depressão é a incorporação de hortas no cotidiano de tratamento da doença.

Uma meta análise que coletou estudos que compararam a saúde de um grupo controle antes de participar de atividades manuais envolvendo hortas e de grupos em tratamento (após participar destas atividades), mostrou que a incorporação desta prática no cotidiano das pessoas foi capaz de melhorar a saúde física, psicológica e social, o que a longo prazo, pode prevenir diversos problemas de saúde enfrentados pela sociedade atual, bem como a depressão.

Uma ilustração da incorporação de hortas como estratégia benéfica no tratamento da depressão pode ser vista no vídeo intitulado “Saindo da caixinha” (Thinking out of the Box) (https://www.youtube.com/watch?v=brrrX8biFJE) produzido pelo grupo de pesquisa em Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional da Faculdade de Saúde pública da USP.


Saiba mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário