Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Saúde

Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo saúde significa “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afeções e enfermidades”, portanto, interpretamos a saúde em um sentido amplo que compreende o bem-estar físico e psicológico. No Dia Mundial da Saúde do ano de 2017, lembrado no dia 7 de Abril a OMS deu início a uma campanha sobre depressão, com o lema “Let’s Talk”, uma iniciativa que promove que falemos abertamente sobre o tema e que pessoas do mundo todo que possuem depressão, busquem e obtenham ajuda. Uma estratégia para lidar com a depressão é a incorporação de hortas no cotidiano de tratamento da doença.

Uma meta análise que coletou estudos que compararam a saúde de um grupo controle antes de participar de atividades manuais envolvendo hortas e de grupos em tratamento (após participar destas atividades), mostrou que a incorporação desta prática no cotidiano das pessoas foi capaz de melhorar a saúde física, psicológica e social, o que a longo prazo, pode prevenir diversos problemas de saúde enfrentados pela sociedade atual, bem como a depressão.

Uma ilustração da incorporação de hortas como estratégia benéfica no tratamento da depressão pode ser vista no vídeo intitulado “Saindo da caixinha” (Thinking out of the Box) (https://www.youtube.com/watch?v=brrrX8biFJE) produzido pelo grupo de pesquisa em Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional da Faculdade de Saúde pública da USP.


Saiba mais:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.