Pular para o conteúdo principal

24 de Abril – Dia Internacional do Milho

Milho Verde Cozido

Este dia tem por objetivo homenagear e incentivar o cultivo e consumo do milho, tido como um dos cereais mais nutritivos e de grande valor cultural, principalmente entre os povos das Américas. 
A nível Nacional, o Dia do Milho (celebrado em 24 de maio), foi instituído através da lei nº 13.101 de 2015, isso porque esse alimento é um dos símbolos da cultura brasileira, sendo utilizado em diversas receitas típicas da nossa culinária afro-brasileira. Além disso, a utilização do milho também se dá pela produção de peças artesanais, a partir de partes não comestíveis.
Vaso de flores produzidas com a palha do milho

Artesanato produzido a partir da palha do milho - Cursos CPT
Diferentes tipos de milhos
O milho foi um alimento base para a refeição de diversas civilizações ao longo dos anos, atualmente, além de ser consumido por nós ele é ser como base para a produção de ração animal devido seu alto valor nutricional. Existe uma grande variedade de milho natural no Brasil (Comum, Pipoca, Branco); no Peru os milhos possuem cores diferentes; e, além disso, é possível encontrar tipos de milhos transgênicos, que podem ser consumidos diretamente ou indiretamente em vários alimentos industrializados.

ATENÇÃO AOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS!
Os transgênicos são alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, são inseridos no organismo genes provenientes de outro. Esse procedimento pode ser feito entre organismos de espécies diferentes como plantas, animais e microorganismos.
Os transgênicos podem trazer riscos à saúde como o aumento de alergias, resistência aos antibióticos, o aumento das substâncias tóxicas e maior quantidade de resíduos de agrotóxicos. Além disso, há riscos para o meio ambiente e para a agricultura. Maiores informações podem ser lidas do Instituto Brasileiro de Defesa do consumidor (Idec), no link: Mais informações sobre os transgênicos
Vale ressaltar que o Idec possui campanhas que incentivam a continuação da rotulagem de alimentos transgênicos, uma vez que estava em votação a retirada dessa informação dos rótulos dos alimentos. Campanha de Rotulagem dos Transgênicos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Horta beneficiando e sendo beneficiada pela comunidade

Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde é uma boa forma de definir o objetivo da Horta. E nada mais ilustrativo do que a doação que recebemos e a que fizemos:



Rodas de chá na Horta

A Horta convida a todos para participar desses "cházinhos", em parceria com o Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CRNutri). Esses encontros propiciarão a degustação de chás aromáticos e terapêuticos, o compartilhamento de informações sobre plantas medicinais e um período de vivência na Horta FSP. Interessados?




Controle Biológico de Pragas: PULGÕES

Em uma horta, manter a harmonia  natural do sistema é a melhor forma de fazer o controle biológico de pragas. Existem espécies de plantas que ajudam a manter esse equilíbrio e controle natural.
Uma das pragas mais comuns nas hortas são os pulgões, pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas e são capazes de se multiplicar com  rapidez.
Espécies como cravo de defunto, arruda, manjericão, lavanda, hortelã, entre outras com aromas fortes, ajudam a espantar os pulgões, que as detestam. Já a capuchinha atrai os pulgões para si, servindo como uma espécie de armadilha na sua horta. Essas plantas são ótimas companheiras na sua horta, contribuindo na manutenção do equilíbrio e no controle natural de infestações. Outra ótima companheira para sua horta é a joaninha, Ao contrário dos pulgões e outros insetos que se alimentam das plantas e podem ser prejudiciais para sua horta, a joaninha é uma ótima companheira para suas plantinhas. Joaninhas são…