Pular para o conteúdo principal

Histórias da Horta

A Horta FSP não tem como objetivo central que os alimentos cultivados sejam base para a alimentação das pessoas, mas sim uma estratégia de reflexão sobre o preparo adequado do alimento, sua origem e o modelo de desenvolvimento econômico e agrícola que temos. 
Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde, por outro lado, é uma melhor forma de definir o objetivo da Horta.  As relações pessoais e sociais que envolvem a produção de alimentos, portanto, têm relevância equiparada ao próprio alimento produzido para a Horta e ditam a parte "comunitária". 
As participações de duas funcionárias, descritas a seguir, são sinal de êxito na proposta do projeto.

Apresentamos, abaixo, a Roberta, nutricionista doutoranda em Saúde Pública. Na próxima foto, é o prato de filé mignon com folhas de ora-pro-nóbis (da Horta!) preparado por ela. Tomate 🍅, cebola e páprica deram aquele saborzinho a mais. 


Já esta abaixo é a senhora Valdívia, feliz em servir o doce de mamão verde (colhido da Horta!) que ela mesma preparou. A Valdívia trabalha na Faculdade de Saúde Pública há mais de 40 anos, período em que ela sempre esteve presente e ativa na cozinha compartilhada entre os funcionários. A comida da Valdívia é famosa e fez parte de muitas defesas de mestrado e doutorado na FSP.
Desde a implantação da Horta, a Valdívia frequenta os canteiros e usa muitos dos temperos, folhas e frutinhos. O mamão verde do doce da foto seguinte foi tirado de lá. E ficou uma delícia.




São os dois alguns de mais exemplos do alcance da Horta como cultivo comunitário de incentivo à alimentação saudável e natural para a comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Horta beneficiando e sendo beneficiada pela comunidade

Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde é uma boa forma de definir o objetivo da Horta. E nada mais ilustrativo do que a doação que recebemos e a que fizemos:



Planta da Semana: ERVA LUISA

Rodas de chá na Horta

A Horta convida a todos para participar desses "cházinhos", em parceria com o Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CRNutri). Esses encontros propiciarão a degustação de chás aromáticos e terapêuticos, o compartilhamento de informações sobre plantas medicinais e um período de vivência na Horta FSP. Interessados?