O ato de plantar e colher um alimento dentro de casa, muda a relação que tecemos com a comida e com o meio ambiente. Essa relação de proximidade gera maior consciência sobre a produção de resíduos orgânicos e aumenta a utilização eficiente do uso da terra urbana. Uma horta pode ser construída em qualquer ambiente urbano, seja diretamente no solo, em canteiros suspensos, ou até mesmo em pequenos vasos onde não há disponibilidade de espaços extensos.
A finalidade deste post é despertar a consciência ambiental através do resgata entre o contato com a terra e a produção de alimentos de forma simples, e em lugares onde não há tanto espaço disponível. para esta finalidade, o o cultivo de temperos é o passo ideal! As ervas podem ser facilmente cultivadas em vasos individuais, ou em conjunto com outros tipos.
Os utensílios básicos necessários para montar uma mini horta são:
- (1) O sistema de drenagem é fundamental para que a planta cresça, além de evitar que o solo fique encharcado e que as raízes apodreçam. Primeiro verifica-se se o vaso escolhido possui furos para que a água escoe. Após a verificação, deve-se cobrir o fundo do vaso com a argila expandida, e em seguida deve-se cobrir com um pedaço de filtro (areia). A argila depositada no fundo da jardineira impede que haja excesso de umidade na terra, além de prevenir que haja a obstrução dos furos. Já a areia evita que a terra se misture com a argila;
- (2) O substrato utilizado pode ser preparado a partir de uma mistura de três partes iguais de terra, composto orgânico (húmus) e areia. Deve-se preencher o vaso e fazer uma espécie de "cova" para abrigar o torrão das mudas utilizadas;
- (3) Delicadamente deve-se colocar na cova feita no solo até cobrir o torrão;
- (4) O último passo é cobrir a terra com o material de sua preferência (pedras, folhas secas, palha). A cobertura do solo pode limitar o crescimento de ervas daninhas e conservar a umidade do solo.
Comentários
Postar um comentário