As Doenças Cardiovasculares (DCV) são a maior causa de mortes no mundo, atualmente. Dentre elas, está a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), considerada um problema de saúde pública. A HAS constitui uma importante condição de risco para complicações cardíacas e cerebrovasculares. Há diversos fatores que podem interferir na culminação da doença: fatores hereditários (casos de doentes na família), envelhecimento, excesso de peso, alimentação com baixo consumo de frutas, legumes e verduras, consumo excessivo de alimentos com elevado teor de sal, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, estresse.
Um indivíduo diagnosticado com hipertensão, tem a sua pressão arterial maior ou igual a 140/90. A doença não possui sintomas específicos, por isso, muitas vezes passam despercebidos por serem "comuns", como por exemplo, as dores de cabeça, a tontura e o cansaço. Dessa forma, é necessário que se faça um acompanhamento rotineiro da pressão, verificando se há (ou não) a ocorrência de grandes alterações, tanto para uma prevenção, quanto para um acompanhamento e tratamento da doença, envolvendo medidas farmacológicas e não farmacológicas.
Algumas medidas de prevenção que não utilizam medicamentos são: manter uma alimentação balanceada, contendo frutas, legumes e verduras. Evitar excessos de tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas; manter a hidratação do corpo, ingerindo água regularmente; praticar exercícios físicos regularmente (não só pelo efeito benéfico sobre a pressão arterial, mas também pela redução de outros fatores de risco cardiovasculares); diminuir o consumo excessivo de sal.
Uso de ervas no luga do sal
O uso de sal de ervas é bastante indicado para os hipertensos, pois são capazes de substituir o consumo de temperos industrializados que comumente possuem elevado teor de sódio. Além disso, o cultivo de temperos não requer um grande espaço, e por serem frescos, darão mais sabor à comida. Abaixo seguem alguns temperos e sugestões de utilização:
- Alecrim: Carne vermelha, carne de frango, carne suína, e em legumes assados;Louro: Pode ser utilizado em grande variedade de preparações: caldos, legumes, assados, refogados de carnes, molhos de tomate...Pode ser cozido por longos período de tempo sem perder suas propriedades, ao contrário de boa parte das outras ervas;
- Coentro: Peixes, frutos do mar e saladas;
- Hortelã e menta: A hortelã pode ser utilizada em carne de cordeiro e para enfeitar sobremesas e bebidas de verão;
- Manjerona e Orégano: Carnes, molhos de tomate e queijos;
- Tomilho: Carnes em geral;
- Sálvia: Carne suína e massas;
- Manjericão: Molhos de tomate e legumes como abobrinha, berinjela, abóbora e batata;Cebolinha: O talo pode ser utilizado para a decoração dos pratos, trazendo frescor para omeletes, batata e arroz;Pimenta do Reino: A pimenta do reino verde é ótima para molhos de filés, a branca para carne de aves, e a pimenta do reino preta é a mais diversa, podendo ser utilizada em grande parte de pratos salgados, principalmente carnes vermelhas;
- Noz-Moscada: Molho branco e em molhos de queijo;
- Cominho: Combina com o feijão, sopas e carnes.
Saiba mais:
- http://portal.minervafoods.com/minerva/blog/post/como-usar-temperos-na-cozinha-ervas-e-especiarias
Comentários
Postar um comentário