Pular para o conteúdo principal

Pesquisa de percepção da comunidade universitária - estudantes, professores, funcionários e usuários - sobre a Horta da FSP


As hortas comunitárias são uma estratégia para a sustentabilidade ambiental, na medida em que propõe a manutenção de ecossistemas produtivose também para a promoção da saúde, por meio de ações interdisciplinares educativas e de sociabilidade.  É com essa perspectiva que a horta comunitária da FSP foi criada há aproximadamente um ano atrás e vem desenvolvendo suas atividades.  
Com o intuito de conhecer a opinião de estudantes, professores, funcionários e usuários sobre a horta, aspectos positivos e negativos e atividades relacionadas de interesse, estudantes bolsistas (edital Aprender com Cultura) do projeto Horta: educação e sustentabilidade realizaram uma pesquisa por meio da aplicação de um questionário a 148 pessoas (aproximadamente 10% da comunidade FSP).  
A maior parte dos respondentes (60%) sabia da existência da horta na FSP, mas apenas um pouco menos que a metade (48%) conhecia a sua localização (jardim lateral da Rua Teodoro Sampaio, próximo à creche).  
Outra questão abordada foi se a existência de uma horta na faculdade é algo adequado98% dos entrevistados consideraram que sim, e também apontaram como possíveis benefícios decorrentes do cultivo de uma horta: a colaboração com uma alimentação saudável (26%) e favorecimento da relação com o meio ambiente (25%).  
  
Imagem  
  
Os aspectos gerais indicados como possíveis dificuldades para se ter e manter uma horta foram: a falta de tempo (44%) e a falta de espaço adequado (19%). Especificamente, os que não têm horta em casa, apontaram, em sua maioria, a falta de espaço como a principal razão de impedimento.   
Com relação às atividades que poderiam ser desenvolvidas pelo projeto, foram destacadas: preparação de receitas (26%) e roda de conversa quanto aos benefícios das ervas e hortaliças (20%).   

  
Os resultados da pesquisa mostram que as pessoas sentem necessidade de ações que permitam uma aproximação com o ambiente. A iniciativa dprojeto horta no espaço da faculdade pode também ser aproveitada para o desenvolvimento de outras atividades que promovam a saúde das pessoas individual ou coletivamente, ao auxiliarem as pessoas na superação das suas dificuldades.  
  
Contatos:  
Facebook da Horta FSP: Horta na FSP  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela