Pular para o conteúdo principal

Pesquisa de percepção da comunidade universitária - estudantes, professores, funcionários e usuários - sobre a Horta da FSP


As hortas comunitárias são uma estratégia para a sustentabilidade ambiental, na medida em que propõe a manutenção de ecossistemas produtivose também para a promoção da saúde, por meio de ações interdisciplinares educativas e de sociabilidade.  É com essa perspectiva que a horta comunitária da FSP foi criada há aproximadamente um ano atrás e vem desenvolvendo suas atividades.  
Com o intuito de conhecer a opinião de estudantes, professores, funcionários e usuários sobre a horta, aspectos positivos e negativos e atividades relacionadas de interesse, estudantes bolsistas (edital Aprender com Cultura) do projeto Horta: educação e sustentabilidade realizaram uma pesquisa por meio da aplicação de um questionário a 148 pessoas (aproximadamente 10% da comunidade FSP).  
A maior parte dos respondentes (60%) sabia da existência da horta na FSP, mas apenas um pouco menos que a metade (48%) conhecia a sua localização (jardim lateral da Rua Teodoro Sampaio, próximo à creche).  
Outra questão abordada foi se a existência de uma horta na faculdade é algo adequado98% dos entrevistados consideraram que sim, e também apontaram como possíveis benefícios decorrentes do cultivo de uma horta: a colaboração com uma alimentação saudável (26%) e favorecimento da relação com o meio ambiente (25%).  
  
Imagem  
  
Os aspectos gerais indicados como possíveis dificuldades para se ter e manter uma horta foram: a falta de tempo (44%) e a falta de espaço adequado (19%). Especificamente, os que não têm horta em casa, apontaram, em sua maioria, a falta de espaço como a principal razão de impedimento.   
Com relação às atividades que poderiam ser desenvolvidas pelo projeto, foram destacadas: preparação de receitas (26%) e roda de conversa quanto aos benefícios das ervas e hortaliças (20%).   

  
Os resultados da pesquisa mostram que as pessoas sentem necessidade de ações que permitam uma aproximação com o ambiente. A iniciativa dprojeto horta no espaço da faculdade pode também ser aproveitada para o desenvolvimento de outras atividades que promovam a saúde das pessoas individual ou coletivamente, ao auxiliarem as pessoas na superação das suas dificuldades.  
  
Contatos:  
Facebook da Horta FSP: Horta na FSP  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Horta beneficiando e sendo beneficiada pela comunidade

Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde é uma boa forma de definir o objetivo da Horta. E nada mais ilustrativo do que a doação que recebemos e a que fizemos:



Rodas de chá na Horta

A Horta convida a todos para participar desses "cházinhos", em parceria com o Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CRNutri). Esses encontros propiciarão a degustação de chás aromáticos e terapêuticos, o compartilhamento de informações sobre plantas medicinais e um período de vivência na Horta FSP. Interessados?




Controle Biológico de Pragas: PULGÕES

Em uma horta, manter a harmonia  natural do sistema é a melhor forma de fazer o controle biológico de pragas. Existem espécies de plantas que ajudam a manter esse equilíbrio e controle natural.
Uma das pragas mais comuns nas hortas são os pulgões, pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas e são capazes de se multiplicar com  rapidez.
Espécies como cravo de defunto, arruda, manjericão, lavanda, hortelã, entre outras com aromas fortes, ajudam a espantar os pulgões, que as detestam. Já a capuchinha atrai os pulgões para si, servindo como uma espécie de armadilha na sua horta. Essas plantas são ótimas companheiras na sua horta, contribuindo na manutenção do equilíbrio e no controle natural de infestações. Outra ótima companheira para sua horta é a joaninha, Ao contrário dos pulgões e outros insetos que se alimentam das plantas e podem ser prejudiciais para sua horta, a joaninha é uma ótima companheira para suas plantinhas. Joaninhas são…