Pular para o conteúdo principal

Notícia sobre Roda de Conversa realizada pelo Projeto Horta da FSP no dia 27 de abril



No último dia 27 de abril foi realizado pelo projeto Horta: educação e sustentabilidade (Programa Aprender com Cultura e Extensão) uma Roda de Conversa que propiciou a todos os presentes conversar e trocar experiências sobre hortas comunitárias e domésticas.
A Roda de Conversa contou com a participação de duas convidadas: Neide Rego (nutricionista, autora do blog “Come-se” e que utiliza em suas práticas espécies alimentícias não convencionais) e Christiane Costa (socióloga, coordenadora do eixo de Segurança Alimentar e Nutricional da ONG Instituto Pólis e presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo).
Em um ambiente agradável e descontraído no jardim da faculdade elas compartilharam com as pessoas as suas experiências com hortas, seja em suas próprias casas ou em hortas comunitárias. Contaram dos seus aprendizados no que se refere ao cultivo de plantas e sua utilização e também dos processos de sociabilidade envolvidos.
O evento não ficou somente na conversa, ele se estendeu para um momento de prática: produzimos uma manteiga de ervas e flores (cultivadas na horta da faculdade) e fizemos um lanche! Também foram distribuídos biofertilizantes e compostos orgânicos produzidos no Minhocário e na Composteira mantidos pelo projeto Horta da FSP.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Horta beneficiando e sendo beneficiada pela comunidade

Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde é uma boa forma de definir o objetivo da Horta. E nada mais ilustrativo do que a doação que recebemos e a que fizemos:



Rodas de chá na Horta

A Horta convida a todos para participar desses "cházinhos", em parceria com o Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CRNutri). Esses encontros propiciarão a degustação de chás aromáticos e terapêuticos, o compartilhamento de informações sobre plantas medicinais e um período de vivência na Horta FSP. Interessados?




Controle Biológico de Pragas: PULGÕES

Em uma horta, manter a harmonia  natural do sistema é a melhor forma de fazer o controle biológico de pragas. Existem espécies de plantas que ajudam a manter esse equilíbrio e controle natural.
Uma das pragas mais comuns nas hortas são os pulgões, pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas e são capazes de se multiplicar com  rapidez.
Espécies como cravo de defunto, arruda, manjericão, lavanda, hortelã, entre outras com aromas fortes, ajudam a espantar os pulgões, que as detestam. Já a capuchinha atrai os pulgões para si, servindo como uma espécie de armadilha na sua horta. Essas plantas são ótimas companheiras na sua horta, contribuindo na manutenção do equilíbrio e no controle natural de infestações. Outra ótima companheira para sua horta é a joaninha, Ao contrário dos pulgões e outros insetos que se alimentam das plantas e podem ser prejudiciais para sua horta, a joaninha é uma ótima companheira para suas plantinhas. Joaninhas são…