Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE ESPECIAL DO DIA DAS CRIANÇAS

Em comemoração ao dia das crianças, o CRNutri (Centro de Referências para Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição) do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, o Projeto Horta: Educação e Sustentabilidade e a Creche Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, realizaram atividades no dia 10 de outubro com 18 crianças para que elas conhecessem a composteira, o minhocário e a horta comunitária da Faculdade, e experimentassem alguns alimentos cultivados, auxiliando a promoção da saúde e a valorização do meio ambiente.
As crianças foram separadas em dois grupos para fazerem um revezamento entre a composteira/minhocário e a horta, 15 minutos em cada. No primeiro local, foi explicado o processo de compostagem: o que é; como fazer; o que pode e o que não pode ser colocado na composteira; quais são os produtos da compostagem; e onde utilizá-los. Depois disso, elas conheceram o minhocário, aprenderam sobre o seu funcionamento e finalidade e acrescentaram cascas e sobras de alimentos da creche com a terra e as folhas e diluíram o chorume em garrafinhas individuais para ser utilizado em casa.
Na horta, as crianças observaram os locais onde há cultivos e foram estimuladas a identificar as ervas, temperos e alimentos disponíveis por meio de características como textura e cheiro. Em um segundo momento, elas colheram ervas para a preparação de água saborizada e temperos e flores comestíveis para serem utilizados no almoço servido pela creche. Além disso, cada grupo plantou uma muda de ervas e regou o canteiro com água e pulverizou com chorume diluído.
Para encerrar a atividade, as crianças foram reunidas no pátio da creche, onde foi explicado como higienizar os alimentos adequadamente. As hortelãs, previamente higienizadas, foram maceradas pelas crianças e colocadas em jarras de água para que as mesmas experimentassem a água saborizada posteriormente. Já os temperos colhidos para serem utilizados nas preparações do almoço foram higienizados por elas. Por último, foram distribuídas as garrafinhas com o chorume já diluído, reforçando a sua utilização.
Foi a primeira atividade do CRNutri em parceria com o Projeto Horta: Educação e Sustentabilidade, planeja-se, para o ano de 2015, ampliar a utilização da composteira, minhocário e horta, envolvendo diversos atores sociais da comunidade, permeando as dimensões social, cultural e ambiental da universidade.

Atividade desenvolvida e texto elaborado por:
Letícia W. Ribeiro (Nutricionista e aprimoranda em nutrição e saúde pública pela USP)
Samantha Caesar de Andrade (Nutricionista do CRNutri – FSP/USP)







 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Horta beneficiando e sendo beneficiada pela comunidade

Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde é uma boa forma de definir o objetivo da Horta. E nada mais ilustrativo do que a doação que recebemos e a que fizemos:



Rodas de chá na Horta

A Horta convida a todos para participar desses "cházinhos", em parceria com o Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CRNutri). Esses encontros propiciarão a degustação de chás aromáticos e terapêuticos, o compartilhamento de informações sobre plantas medicinais e um período de vivência na Horta FSP. Interessados?




Controle Biológico de Pragas: PULGÕES

Em uma horta, manter a harmonia  natural do sistema é a melhor forma de fazer o controle biológico de pragas. Existem espécies de plantas que ajudam a manter esse equilíbrio e controle natural.
Uma das pragas mais comuns nas hortas são os pulgões, pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas e são capazes de se multiplicar com  rapidez.
Espécies como cravo de defunto, arruda, manjericão, lavanda, hortelã, entre outras com aromas fortes, ajudam a espantar os pulgões, que as detestam. Já a capuchinha atrai os pulgões para si, servindo como uma espécie de armadilha na sua horta. Essas plantas são ótimas companheiras na sua horta, contribuindo na manutenção do equilíbrio e no controle natural de infestações. Outra ótima companheira para sua horta é a joaninha, Ao contrário dos pulgões e outros insetos que se alimentam das plantas e podem ser prejudiciais para sua horta, a joaninha é uma ótima companheira para suas plantinhas. Joaninhas são…