Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE ESPECIAL DO DIA DAS CRIANÇAS

Em comemoração ao dia das crianças, o CRNutri (Centro de Referências para Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição) do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, o Projeto Horta: Educação e Sustentabilidade e a Creche Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, realizaram atividades no dia 10 de outubro com 18 crianças para que elas conhecessem a composteira, o minhocário e a horta comunitária da Faculdade, e experimentassem alguns alimentos cultivados, auxiliando a promoção da saúde e a valorização do meio ambiente.
As crianças foram separadas em dois grupos para fazerem um revezamento entre a composteira/minhocário e a horta, 15 minutos em cada. No primeiro local, foi explicado o processo de compostagem: o que é; como fazer; o que pode e o que não pode ser colocado na composteira; quais são os produtos da compostagem; e onde utilizá-los. Depois disso, elas conheceram o minhocário, aprenderam sobre o seu funcionamento e finalidade e acrescentaram cascas e sobras de alimentos da creche com a terra e as folhas e diluíram o chorume em garrafinhas individuais para ser utilizado em casa.
Na horta, as crianças observaram os locais onde há cultivos e foram estimuladas a identificar as ervas, temperos e alimentos disponíveis por meio de características como textura e cheiro. Em um segundo momento, elas colheram ervas para a preparação de água saborizada e temperos e flores comestíveis para serem utilizados no almoço servido pela creche. Além disso, cada grupo plantou uma muda de ervas e regou o canteiro com água e pulverizou com chorume diluído.
Para encerrar a atividade, as crianças foram reunidas no pátio da creche, onde foi explicado como higienizar os alimentos adequadamente. As hortelãs, previamente higienizadas, foram maceradas pelas crianças e colocadas em jarras de água para que as mesmas experimentassem a água saborizada posteriormente. Já os temperos colhidos para serem utilizados nas preparações do almoço foram higienizados por elas. Por último, foram distribuídas as garrafinhas com o chorume já diluído, reforçando a sua utilização.
Foi a primeira atividade do CRNutri em parceria com o Projeto Horta: Educação e Sustentabilidade, planeja-se, para o ano de 2015, ampliar a utilização da composteira, minhocário e horta, envolvendo diversos atores sociais da comunidade, permeando as dimensões social, cultural e ambiental da universidade.

Atividade desenvolvida e texto elaborado por:
Letícia W. Ribeiro (Nutricionista e aprimoranda em nutrição e saúde pública pela USP)
Samantha Caesar de Andrade (Nutricionista do CRNutri – FSP/USP)







 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.