Pular para o conteúdo principal

"Colha à Vontade": disponível no youtube

O vídeo “Colha à Vontade” foi produzido pelo Projeto Horta da FSP, com direção de Marcos Warschauer e Rodrigo Tomaz e apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, por meio do 3º edital Santander/USP/FUSP de fomento às iniciativas de cultura e extensão /Santander Universidades, e Instituto Humanaterra.
O vídeo tem duração de 15 minutos e está baseado nas reflexões de Claus, um gnomo que mora no jardim da universidade e busca, por meio do cuidado com a terra e com as plantas, contribuir com o bem-estar e a harmonia das pessoas que por ali transitam. Por meio das reflexões de Claus e dos depoimentos dos participantes das atividades na horta são abordados temas importantes sobre alimentação, nutrição, segurança alimentar e nutricional e sustentabilidade, propondo uma nova perspectiva na relação entre o ser humano e a natureza e a produção de alimentos.
O Projeto Horta da FSP existe desde 2013 na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo como um laboratório didático voltado para o desenvolvimento de atividades teórico práticas de caráter coletivo e colaborativo relacionadas com as temáticas de sistemas alimentares e sustentabilidade ambiental. Suas atividades são dirigidas para toda a comunidade FSP: estudantes, docentes, funcionários e usuários dos equipamentos existentes no campus. O e-book “Histórias da horta da Faculdade de Saúde Pública” publicado em 2018 relata a trajetória do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.