Pular para o conteúdo principal

Permacultura

Você provavelmente já ouviu falar no termo permacultura
Mas sabe ao certo do que se trata?
De acordo com David Holmgren, criador do termo juntamente com Bill Mollison: "Uma definição mais atual da permacultura é  a de paisagens conscientemente planejadas que imitam os padrões e as relações encontrados na natureza, enquanto produzem uma abundância de alimento, fibra e energia para prover as necessidades locais”. As pessoas, suas construções e os modos como elas se organizam são centrais para a permacultura, não sendo a concepção de permacultura como agricultura permanente, mas sim de cultura permanente (sustentável). 
A permacultura não é em si a paisagem, nem mesmo as habilidades de cultivo orgânico, a agricultura sustentável, as edificações energeticamente conscientes ou o desenvolvimento de ecovilas. Mas pode ser usada para planejar, estabelecer, manejar e aperfeiçoar esses e todos os demais esforços empreendidos por indivíduos, famílias e comunidades rumo a um futuro sustentável. A permacultura reúne diversas ideias, habilidades e modos de vida que precisam ser redescobertos e desenvolvidos para nos dar o poder de passarmos de consumidores dependentes para cidadãos responsáveis e produtivos:
• prioriza o uso da riqueza existente para reconstruir o capital natural, especialmente árvores e florestas, como uma reserva comprovada de riqueza para sustentar a humanidade em um futuro com menos combustíveis fósseis.  
• enfatiza processos de redesign de baixo para cima, partindo do indivíduo e o domicílio como os motores de mudança nas esferas do mercado, da comunidade e da cultura. 
• mais fundamentalmente, foi difundida em função da probabilidade de algum grau de colapso e ruptura na tecnologia, na economia ou até mesmo na sociedade, não prevista nem planejada pelos otimistas da “tecnologia verde”, mas que é uma realidade para muita gente pelo mundo. 
• concebe as sociedades sustentáveis pré-industriais como fornecedoras de modelos que remetem os princípios de design sistêmico mais gerais, observáveis na natureza e relevantes para os sistemas pós-industriais
Em seguida estão apresentados os doze princípios :

1. Observe e interaja 
A beleza está nos olhos de quem vê
2. Capte e armazene energia 
Produza feno enquanto faz sol
3. Obtenha rendimento 
Saco vazio não para em pé
4. Pratique a autorregulação e aceite conselhos (feedbacks)
Os pecados dos pais recaem sobre os filhos até a sétima geração 
5. Use e valorize os serviços e recursos renováveis
Deixe a natureza seguir seu próprio curso
6. Não produza desperdícios 
Melhor prevenir que remediar / Quem poupa sempre tem
7. Projete partindo de padrões para chegar aos detalhes 
Não tome o todo pelas partes
8. Integrar ao invés de segregar 
A união faz a força
9. Use soluções pequenas e lentas 
Quanto maior o tamanho, mais dura a queda / Devagar e sempre se vai ao longe
10. Use e valorize a diversidade 
Não ponha todos os seus ovos em uma única cesta
11. Use os limites e valorize o marginal
Não pense que você está no caminho certo só porque todo mundo segue por ele
12. Responda criativamente às mudanças 
Ter visão não é ver as coisas como elas são hoje, mas como elas serão


Referências:


HOLMGREN, David. Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade. / David Holmgren; tradução Luzia Araújo. – Porto Alegre: Via Sapiens, 2013. 416p.

SERVICES, Holgrem Design. Os Fundamentos da Permacultura. Disponível em: <http:/www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/permaculturaFundamentos.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018

UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina. O que é Permacultura. Disponível em: <http://permacultura.ufsc.br/o-que-e-permacultura/>. Acesso em: 24 ago. 2018.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.