Pular para o conteúdo principal

Propriedades das pimentas

Pimentas são muito apreciadas por uns e odiadas por outros: entram no mesmo grupo que coentro, abacate, açaí e por aí vai. Em comum, todos esses citados são representações da cultura alimentar brasileira. Aqui na Horta FSP pudemos colher pimentas malagueta esta semana.


A pimenta malagueta é uma variedade de Capsicum frutescens muito utilizada em Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique e Portugal. Uma das principais características culturais das tribos indígenas que habitavam as terras brasileiras na época do descobrimento era o cultivo de pimentas.  As pimentas, em sua maioria, possuem sabor ardido característico, devido à presença da substância capsaicina¹. As espécies do gênero Capsicum (como a malagueta) vêm sendo estudadas por pesquisadores do mundo inteiro e os estudos conferem à capsaicina uma atividade antihiperlipidêmica, propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, além de efeito quimiopreventivo e efeciência no tratamento de um número de desordens de fibras nervosas, incluindo dor associada com artrite, cistite e neuropatia diabética. As pimentas ainda contêm altas concentrações de vitamina A e C, consideradas nutrientes anticancerígenos. 
Ingerir comidas com pimentas pode ser útil em casos de indigestão e prisão de ventre e modificar o perfil lipídico do sangue, especialmente o nível de colesterol. Além disso, relaciona-se o aumento da efetividade do sistema imunológico, fortalecendo o corpo contra invasores infecciosos. Também pode ser eficaz em casos de mucosite oral, alergia cutânea, dor no pescoço e tumor de pele. As pimentas, principalmente as mais pungentes, são usadas como condimentos , na forma de conservas caseiras e industrializadas, em pó, corantes e composição de medicamentos 
A utilização de substâncias com capacidade antioxidante, como as pimentas, pode ser de grande relevância na prevenção e terapêutica de doenças relacionadas com o aumento do estresse oxidativo, uma vez que evidências têm sugerido o envolvimento do estresse oxidativo na fisiopatologia de várias doenças crônicas, tais como aterosclerose, câncer, e doenças degenerativas. ² ³

É importante ressaltar que as propriedades antioxidantes da pimenta são as mais conclusivas e comprovadas dentre todas as outras comentadas, essas últimas ainda em necessidade de estudos mais profundos.
As mudas de pimentas podem ser compradas em viveiros de produção de mudas de hortaliças ou em supermercados e floriculturas.
Em relação ao tipo de solo, o mais adequado é de textura média, que não seja muito argiloso nem muito arenoso. Para o plantio em vasos, providencie aqueles com furos no fundo da peça para a água da rega não acumule e acabe apodrec as raízes. Por sua vez, a adubação orgânica, especialmente com esterco animal curtido, é benéfica e deve ser incorporada e misturada ao solo algumas semanas antes do plantio. (Veja mais em https://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2014/04/30/no-jardim-ou-no-vaso-aprenda-a-cultivar-pimentas-em-casa.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola)


pimenta malagueta pode ser usada em conservas, doces, geleias, temperos de carnes. A seguir, uma receita sugerida:


Brócolis ao Alho e Malagueta (vegana)

Brócolis ao Alho e Malagueta (vegana) 
Ingredientes
650 g de brócolis
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados finamente
1 pimenta-malagueta vermelha fresca, em rodelas finas (sem as sementes)
Sal a gosto
Preparo
Separe o brócolis em floretes. Leve a cozinhar em água fervente, temperada com sal, por 3-4 minutos. Escorra muito bem e reserve. Coloque o azeite numa frigideira. Junte o alho picado e as rodelas de malagueta. Refogue por 2 minutos sem parar de mexer. Aumente o fogo e adicione os floretes de brócolis. Salteie até começarem a ganhar cor, mexendo com frequência. Sirva em seguida.
(receita encontrada em: http://www.cantinhovegetariano.com.br/2013/07/brocolis-ao-alho-e-malagueta.html)


1 STARK, Cíntia B. Características e Benefícios da Capsaicina. 2008. 38f. Trabalho acadêmico. Bacharelado em Química de Alimentos. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas

2 COSTA, Luciene Mendonça da et al. Atividade antioxidante de pimentas do gênero Capsicum. Food Science And Technology (Campinas), [s.l.], v. 30, p.51-59, maio 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-20612009005000004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000500009>. Acesso em: 26 fev. 2018.

3 SILVIA, D. J. et al. Determinação do potencial antioxidante do extrato filtrado de Capsicumbaccatum (pimenta dedo-de-moça) através do método DPPH,X Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 2009. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/XSalaoIC/Ciencias_Biologicas/Biofisica/70968- DANIEL_JANKE_FAUSTINO_DA_SILVA.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.