Essa é a cúrcuma florida, também conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia ou falso-açafrão. Suas folhas podem ser utilizadas para embrulhar peixes durante o cozimento, garantindo aroma, sabor e reaproveitamento - mas essa planta realmente é conhecida pelo uso culinário do pó de seus rizomas, como condimento ou corante alimentar natural. Usa-se cúrcuma em mostardas, queijos, manteigas, molhos de carne e curries.
A substância corante curcumina e os óleos essenciais presentes nessa planta possuem características antioxidantes e antimicrobianas, enquanto que ao uso de cúrcuma são relacionadas propriedades estimulantes, expectorantes e anti-inflamatórias.
Foto de Neide Rigo (https://come-se.blogspot.com.br/2009/07/e-hora-de-colher-curcuma.html) |
Foto de Neide Rigo (https://come-se.blogspot.com.br/2009/07/e-hora-de-colher-curcuma.html) |
Para saber mais sobre cúrcuma acesse este post mais antigo: http://hortafspusp.blogspot.com.br/2017/05/planta-da-semana-acafrao-da-terra.html
A curcuma é capaz de interferir com os níveis de neurotransmissores cerebrais (mensageiros químicos - serotonina, norepinefrina, e dopamina) que influenciam o humor, o comportamento, o apetite e as emoções.
ResponderExcluirhttp://2020odisseianoprato.blogspot.com/2018/06/boa-tarde.html