Em uma horta, manter a harmonia natural do sistema é a melhor forma de fazer o controle biológico de pragas. Existem espécies de plantas que ajudam a manter esse equilíbrio e controle natural.
Uma das pragas mais comuns nas hortas são os pulgões, pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas e são capazes de se multiplicar com rapidez.
Espécies como cravo de defunto, arruda, manjericão, lavanda, hortelã, entre outras com aromas fortes, ajudam a espantar os pulgões, que as detestam. Já a capuchinha atrai os pulgões para si, servindo como uma espécie de armadilha na sua horta. Essas plantas são ótimas companheiras na sua horta, contribuindo na manutenção do equilíbrio e no controle natural de infestações.
Outra ótima companheira para sua horta é a joaninha,
Ao contrário dos pulgões e outros insetos que se alimentam das plantas e podem ser prejudiciais para sua horta, a joaninha é uma ótima companheira para suas plantinhas. Joaninhas são o terror dos pulgões, pois são seu maior predador natural.
Inseticida de Macerado de alho
Esmagar 5 dentes de alho em 1 litro de água e deixar descansando por treze dias. Misturar em 10 litros de água e pulverizar nas plantas atacadas por pulgões (Não use sobre feijões, pois o alho inibe seu crescimento).
Inseticida de Tomateiro
Para combater pulgões e outros insetos, ferva as folhas e caules do do tomateiro (Lycopersicum esculentum) em água e deixe esfriar ou coloque as folhas de molho em água fria por 24 horas. Qualquer uma das misturas deve ser pulverizada sobre as plantas.
Inseticida de Manjericão
Para combater pulgões e outros insetos, deixe as folhas em água fria por 24 horas, em seguida, coe e pulverize a solução.
Inseticida de Arruda
Ferva folhas durante 5 minutos. Deixe esfriar e pulverize as plantas.
Comentários
Postar um comentário