Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Alimentação: DIVERSIDADE NUTRITIVA NA HORTA


     Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Faculdade de Saúde Publica da USP realizou no dia 18/10/16 um dia inteiro de programação em comemoração.

     O Projeto Horta comunitária na FSP, em parceria com o Projeto Nutritiva e colaboração da Horta da FMUSP, contribuiu nessa programação com a realização da  DIVERSIDADE NUTRITIVA NA HORTA, atividade que abordou as vantagens da diversidade na horta, formas de cultivo de alimentos em pequenos espaços e  o processo de compostagem para a destinação dos resíduos orgânicos.
     Também foi realizada oficina de vaso-freático em garrafa PET com plantio de manjericão. Os participantes puderam levar pra casa os vasos com mudas, adubo e biofertilizante gerados na Horta da FSP.

    A diversidade no prato contou com  degustação de preparações de receitas pelo Projeto Nutritiva com ingredientes  provenientes da Horta FSP e da Horta  FMUSP.
torta de folha de batata doce, torta de folha de taioba, patê de manjericão, geleia de amora, água aromatizada e chás gelados de hortelã+melissa e erva luisa.

Confira a baixo as receitas e as fotos do dia :] 

Agradecemos a todos os participantes e à colaboração do Projeto Nutritiva e da Horta da FMUSP


                                                      Fotos das atividades do dia




Turma reunida para a oficina de vaso-freático



Confeccionando o suporte de barbate





 






Montando o vaso com areia + terra + adubo da composteira da Horta FSP


           



Livros  de educação ambiental

       
Demonstração do processo de compostagem no minhocário:
geração de composto e biofertilizante a partir de resíduos orgânicos





garrafinha com biofertilizante

Degustação das preparações da Nutritiva







                       Geleia de amora





Torta de folhas de batata doce




                         Pate de Manjericão

Receitas






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela