Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Alimentação: DIVERSIDADE NUTRITIVA NA HORTA


     Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Faculdade de Saúde Publica da USP realizou no dia 18/10/16 um dia inteiro de programação em comemoração.

     O Projeto Horta comunitária na FSP, em parceria com o Projeto Nutritiva e colaboração da Horta da FMUSP, contribuiu nessa programação com a realização da  DIVERSIDADE NUTRITIVA NA HORTA, atividade que abordou as vantagens da diversidade na horta, formas de cultivo de alimentos em pequenos espaços e  o processo de compostagem para a destinação dos resíduos orgânicos.
     Também foi realizada oficina de vaso-freático em garrafa PET com plantio de manjericão. Os participantes puderam levar pra casa os vasos com mudas, adubo e biofertilizante gerados na Horta da FSP.

    A diversidade no prato contou com  degustação de preparações de receitas pelo Projeto Nutritiva com ingredientes  provenientes da Horta FSP e da Horta  FMUSP.
torta de folha de batata doce, torta de folha de taioba, patê de manjericão, geleia de amora, água aromatizada e chás gelados de hortelã+melissa e erva luisa.

Confira a baixo as receitas e as fotos do dia :] 

Agradecemos a todos os participantes e à colaboração do Projeto Nutritiva e da Horta da FMUSP


                                                      Fotos das atividades do dia




Turma reunida para a oficina de vaso-freático



Confeccionando o suporte de barbate





 






Montando o vaso com areia + terra + adubo da composteira da Horta FSP


           



Livros  de educação ambiental

       
Demonstração do processo de compostagem no minhocário:
geração de composto e biofertilizante a partir de resíduos orgânicos





garrafinha com biofertilizante

Degustação das preparações da Nutritiva







                       Geleia de amora





Torta de folhas de batata doce




                         Pate de Manjericão

Receitas






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Horta beneficiando e sendo beneficiada pela comunidade

Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde é uma boa forma de definir o objetivo da Horta. E nada mais ilustrativo do que a doação que recebemos e a que fizemos:



Rodas de chá na Horta

A Horta convida a todos para participar desses "cházinhos", em parceria com o Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CRNutri). Esses encontros propiciarão a degustação de chás aromáticos e terapêuticos, o compartilhamento de informações sobre plantas medicinais e um período de vivência na Horta FSP. Interessados?




Controle Biológico de Pragas: PULGÕES

Em uma horta, manter a harmonia  natural do sistema é a melhor forma de fazer o controle biológico de pragas. Existem espécies de plantas que ajudam a manter esse equilíbrio e controle natural.
Uma das pragas mais comuns nas hortas são os pulgões, pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas e são capazes de se multiplicar com  rapidez.
Espécies como cravo de defunto, arruda, manjericão, lavanda, hortelã, entre outras com aromas fortes, ajudam a espantar os pulgões, que as detestam. Já a capuchinha atrai os pulgões para si, servindo como uma espécie de armadilha na sua horta. Essas plantas são ótimas companheiras na sua horta, contribuindo na manutenção do equilíbrio e no controle natural de infestações. Outra ótima companheira para sua horta é a joaninha, Ao contrário dos pulgões e outros insetos que se alimentam das plantas e podem ser prejudiciais para sua horta, a joaninha é uma ótima companheira para suas plantinhas. Joaninhas são…