Pular para o conteúdo principal

Você sabia? - Coentro


            O coentro é um dos temperos mais antigos do mundo. Rico em ferro, magnésio e manganês, também tem propriedades antioxidantes. Vamos aprender um pouco mais sobre essa hortaliça?


            Coriandrum sativum é seu nome científico. Originado no sul da Europa, na região do Mediterrâneo, porém, há proposições que seja do ocidente da Ásia. A importância do coentro está associada ao consumo das folhas frescas, utilizadas como condimento, tipicamente na culinária do Norte e Nordeste brasileiro. A hortaliça também entra na composição de diversos tipos de molhos, sopas, saladas e no tempero de peixes e carnes.
            O uso medicinal da planta também é amplamente famoso. As pessoas o usam como auxílio no tratamento de diversas doenças e distúrbios, como: colesterol alto; diarreia, inchaços; anemia; distúrbios menstruais; diabetes; indigestão e inclusive varíola, além de ser atribuída como afrodisíaca, entre muitos outros benefícios.

            Na hora de plantar o coentro em sua horta é bom estar atento a alguns aspectos. A planta tem preferência por clima quente e ambientes ensolarados que ajudarão a concentrar sabor e aroma, o solo bem drenado, mas moderadamente fértil, rico em matéria orgânica, é ideal. As sementes podem ter baixa taxa de germinação, por isso, deixa-las de molho em água de 1 a 3 dias pode ajudar. As sementes devem ser plantadas no local definitivo da horta a até 1 cm de profundidade.  O coentro também pode ser cultivado em vasos e jardineiras com pelo menos 30 cm de profundidade.
            A colheita das folhas do coentro pode começar de 30 a 70 dias depois da germinação. Pode-se colher a planta inteira ou apenas as folhas externas, procure não retirar mais do que um terço das folhas. Para a colheita das sementes, os frutos podem ser colhidos quando estão amarelados ou quase secos, o que ocorre com frequência anual.

Dica de Receita
SALADA DE MELÃO COM HORTELÃ E COENTRO
Tipo de receita: Entrada
Número de porções: 
8
Tempo de preparo: 
15 minutos
Dificuldade: 
Fácil




Ingredientes:
4 xícaras (chá) de melão em pedaços de 2,5 cm
1 colher (sopa) de folhas de hortelã fresca picada
Suco de limão a gosto
Coentro a gostoAçúcar a gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela, junte o melão, o suco de limão, o coentro, a hortelã e o açúcar. Misture bem os ingredientes. Leve a salada à geladeira por duas horas, no mínimo, antes de servir.


           

Referências:
Alimentos regionais brasileiros/Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição – 1. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
GROTTO, D.W. 101 Alimentos que podem salvar sua vida! Tradução: Seila Mazzolenis. São Paulo: Larousse do Brasil, 2008.
MELO, Enayde de Almeida et al. Atividade Antioxidante de Extratos de Coentro. Campinas, 2003.
LAYNA, Joana. Benefícios de saúde dos coentros. In: I-Legumes.com. Disponível em: <http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/beneficios-de-saude-dos-coentros/>. Acesso em 19 de outubro de 2014.
Hortas.info. Disponível em: <
 http://hortas.info/como-plantar-coentro>. Acesso em 19 de outubro de 2014.
Petitchef. Disponível em: <
 http://pt.petitchef.com/receitas/entrada/salada-de-melao-com-hortela-e-coentro-fid-1507059>. Acesso em 19 de outubro de 2014. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela